Dados Técnicos

Análises laboratoriais efetuadas por órgão oficial brasileiro revelam que a utilização de processos biorganicos somada à fermentação produziu no Totale, o aumento de proteínas em 46% e de isoflavonas e 38%, biodisponiveis.

Tempeh Totale - RótuloPROCESSO DE PRODUÇÃO

1-HIDRATAÇÃO -a longa hidratação em água dissolve fatores negativos do grão  como inibidores da tripsina    (essencial ao funcionamento da tireoide) ; dissolve o ácido fítico e amplia as condições favoráveis à fermentação. Pesquisas oficiais constataram um aumento em 38% nas isoflavonas e 45% nas proteínas, ampliando significativamente o potencial da soja.

2-PREPARO INICIAL – Tradicionalmente ,as cascas espessas e indigestas da soja-grão devem ser retiradas antes de seu preparo. Isto pode ser feito antes ou depois de cozida. O cozimento também predispõe a soja para receber o fermento e iniciar a fermentação.

3-FERMENTAÇÃO – a inoculação do grão é feita com o rhizopus oligosporus que irá atuar como fermento. Colocado em estufa sob temperatura estável durante cerca de 24 horas, esse rhizopus realiza a transformação do grão num alimento singular e digestivo. Este processo é conhecido como a pré-digestão do grão. Seus nutrientes se tornam biodisponíveis, para pronta absorção e assimilação através da alta digestibilidade. Os açucares complexos estaquiose e rafinose, que causam flatulência, são quebradas em açucares simples e digestivos, como também durante a fermentação, os fungos produzem a enzima fitase, que rompe o ácido fítico disponibilizando os minerais retidos pelo ácido. Esse processo fermentativo igualmente promove a síntese do grupo de vitaminas B acentuando o aroma, propriedades nutricionais, químicas e funcionais desse alimento.

4-COZIMENTO NO VAPOR – Após formado o tempeh, o rhizopus continua ativo. A fim de erradicar sua atividade, levamos o tempeh ao cozimento no vapor. Esse procedimento o torna inativo, definitivamente, sem danificar os nutrientes. Conforme revelado através de pesquisas laboratoriais, o Totale reserva alto teor de nutrientes bioativos. O resultado final é um alimento cujo conteúdo funcional está presente e ampliado, ativo e funcional.

Tempeh Totale Vegan