Origem

Soja - TempehAinda recente no Brasil, embora há vinte anos sendo fabricado pela Totale Vegan Alimentos Funcionais, o tempeh é um alimento secular na Asia feito originariamente de soja integral e fermento (rhizopus aligosporus).

Nascido na Indonésia, onde até hoje vem sendo consumido no cotidiano como tradição alimentar, o tempeh é artesanal.  Produzido em folhas de hibiscus (espécie diferente da que vemos no Ocidente) é muitas vezes fermentado naturalmente em algum cômodo da casa em esteiras suspensas. Fornecido nos mercados, mercearias ou ate mesmo nas ruas, por vendedores ambulantes, ou nas janelas da própria casa, esse recurso alimentar poderosamente nutritivo e agradável, demonstra grande variedade de sabores conforme as mais diversas formas culinárias.

Trazido ao Ocidente pelos holandeses, passou por adaptações técnicas, já adequando sua produção ao clima ocidental bem diferente daquele na Indonésia – quente e úmido, estável ao longo do ano. Expandindo-se na Europa, chegou aos Estados Unidos onde foi introduzido há mais de cinquenta anos e vem sendo muito apreciado no Brasil desde 1996, o tempeh Totale.  O tempeh pode ser feito também com outros grãos, mas a Totale Vegan optou por manter o genuíno –  de soja orgânica, por sua reconhecida  potencialidade na saúde como um alimento funcional. Grande diferença se percebe entre o grão de soja usado como feijão e a soja fermentada como tempeh, sobretudo na digestibilidade, teor nutritivo e em sabores.

Livre de colesterol, hormônios, antibióticos e resíduos de vacinas, o tempeh oferece vantagens imensas (sem sacrificar animais) com alta concentração proteica (20% biodisponível) agregado a minerais, vitaminas, ômegas…

Tempeh Totale Vegan